Dentro de uma sociedade capitalista, consumista e materialista, que está em constante evolução e mudança de tendências no mundo da moda, um jovem ansioso e inseguro questiona-se a si próprio enumeradas vezes sobre o seu estilo e a sua forma de viver perante a temática de fast-fashion. A moda das roupas largas voltou e com a influências das redes sociais e pelo consumo de imagem diária, este jovem também acaba por mudar a sua maneira de vestir para ir de acordo com o “novo normal” dentro da sociedade. Após esta mudança, apercebe-se da quantidade anormal de modas a que já aderiu com o tempo e o excesso a que se habituou. As calças simbolizam o consumismo excessivo da sociedade de maneira a alertar para o desperdício que é causado e acumulado todos os dias.
O meu trabalho “Odisseia de Identidade” como ideia base foca-se na necessidade da sociedade atender às modas impostas pelas grandes marcas que nos influenciam nos dias de hoje. Onde o materialismo, o consumismo e o capitalismo reinam numa geração influenciada pelas redes sociais e pela grande necessidade de agradar a todos à nossa volta e não a nós próprios. Pretendi abordar como diz o nome a “Odisseia”, ou seja, a viagem ou o processo que um ser-humano faz nos dias de hoje para se sentir confortável consigo mesmo, uma geração marcada pela hipocrisia e falsos-moralismos. Pretendi através das fotografias tentar transmitir sensações como a de insegurança e abandono tendo uma abordagem mais agressiva para o consumidor.
